Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação matemática, brincadeiras e corpo em movimento: interfaces na educação infantil

2023; UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15600/2238-121x/comunicacoes.v29n2p43-59

ISSN

2238-121X

Autores

Paulo Robson Duarte Barbosa, Ettiène Guérios, Edvonete Souza de Alencar,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo propõe-se ao desafio contemporâneo de conceber a tríade “Educação Matemática – Brincadeiras – Corpo em Movimento” na Educação Infantil (crianças de 0 a 5 anos) de modo sistêmico e relacional. Nesse contexto, buscou-se identificar estratégias para a apropriação e para a formação de conhecimentos matemáticos, por meio de brincadeiras que envolvem o corpo em movimento, que foram realizadas por três professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Curitiba (Paraná, Brasil). A pesquisa foi qualitativa, do tipo exploratória, de natureza interpretativa. Os dados foram produzidos por meio de sessões de discussão sobre a prática, na modalidade de roda de conversa temática entre as professoras e os pesquisadores. A sistematização dos dados ocorreu por meio de aproximação de significado. As estratégias identificadas evidenciam que atividades e brincadeiras que envolvem o corpo em movimento podem propiciar experiências matemáticas desafiadoras, reflexivas e significativas, fortalecendo a visão sistêmica do fazer pedagógico na Educação Infantil e constituindo-se em inovação pedagógica que possibilita unir saberes e associar conhecimentos. Conclui-se expondo a relevância do fazer pedagógico sistêmico, analítico e multidimensional que articula corpo em movimento e Educação Matemática na Educação Infantil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX