
SUJEITO: UMA QUESTÃO MAL RESOLVIDA PELA GRAMÁTICA TRADICIONAL
2022; Issue: 29 Linguagem: Português
10.13102/sitientibus.vi29.8717
ISSN2595-8305
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO presente artigo analisa o conceito e a exemplificação de sujeito existentes em gramáticas tradicionais de uso corrente nas escolas. Como o número de gramáticas normativas publicadas é imenso, foram selecionadas quatro, as quais podem ser consideradas representativas pela boa fama de que gozam. São elas: “Gramática Metódica da Língua Portuguesa”, de Napoleão Mendes de Almeida; “Nova Gramática do português Contemporâneo”, de Celso Cunha e Lindley Cintra; “Gramática em 44 lições”, de Francisco Platão Savioli e “Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa”, de José de Nicola e Ulisses Infante. As gramáticas tradicionais apresentam noções, às vezes, vagas sobre sujeito, pois esses manuais não consideram as intuições que o falante tem ao se deparar com aspectos metalingüísticos do idioma. Assim, pretende-se discutir pontos conflitantes na formulação do conceito e apresentar caminhos para uma análise mais convincente.
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