Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PROPOSIÇÕES TÉORICAS PARA A INCLUSÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

2022; Issue: 44 Linguagem: Português

10.13102/sitientibus.vi44.8698

ISSN

2595-8305

Autores

Antonilma Santos Almeida Castro, Lucimêre Rodrigues de Souza, Marilda Carneiro Santos,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este texto faz parte dos estudos teóricos realizados para a pesquisa intitulada Tecnologia da Informação e Comunicação nas Escolasbde Educação Básica da Rede Pública de Ensino de Feira de Santana: proposições para a inclusão e interação social no currículo escolar, orientada pelo seguinte problema: em que medida a Tecnologia Assistiva (TA) é utilizada na escola básica, no sentido de possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia dos alunos com NEE? A pesquisa é realizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial (GEPEE) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB). A intenção é investigar o modo como as escolas de Educação Básica têm incorporado nos currículos a Tecnologia Assistiva na perspectiva da Educação Especial/ Inclusiva. Para tanto, fez-se inicialmente uma revisão de literatura no sentido de buscar quais são as orientações para que as TA sejam inseridas no contexto da educação. A investigação está desvelando que a teoria propõe a TA no cotidiano das escolas, por meio de aparatos tecnológicos como TV, Pen Drive, DVD, retroprojetor, data show, estando todos os recursos em bom estado de conservação e se devidamente usadospara atender as especificidades dos alunos com NEE.

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