Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Refletindo sobre ser professor na rede pública de ensino brasileira

2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v12i6.42342

ISSN

2525-3409

Autores

Mayara Rossi, Adriana Silva, Edson Garcia da Silva, Elenice Ribeiro de Sousa, Elizimari de Queiroz Sobrinho, Sandra Regina Medeiros Oliveira, Janaína Patricia de Souza e Silva, Juliana Aparecida Reis Marcelino, Juliana Marta Damiani de Freitas, Lidiane Magalhães da Silva Zorze, Luciana Raquel Cezar Vidarte, Renata das Dores Silva dos Santos, Rosana Magalhães da Silva, Sônia Aparecida Araújo Verdelho, Tamires Arrais Mendes, Tatiane Carneiro Cardoso dos Passos, Vanusa Maria de Oliveira,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar o “ser professor na atualidade”, mapeando os desafios da profissão, e apresentando uma reflexão contemporânea e histórica sobre a prática docente na Educação Pública brasileira. A pesquisa se estrutura metodologicamente como bibliográfica narrativa de abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio da plataforma de busca “Google Acadêmico”, onde se utilizou os descritores “Professor da atualidade” e “Professor and Educação Básica”. As buscas e a escrita do referido artigo se deram nos meses de janeiro a julho de 2021. A análise dos resultados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que ser profissional do ensino, na sociedade contemporânea, não é tarefa fácil visto que existem muitos fatores que influenciam no exercício profissional docente, desde sua formação até constituição profissional. No Brasil a partir da década de 1990, proliferam os estudos e pesquisas sobre a subjetividade e o imaginário social. Esses estudos enfocam a figura do professor como centro do processo identificador da profissão docente, desvelando os mitos, crenças e representações que cercam o fazer pedagógico na sala de aula. Durante o mapeamento da pesquisa nota-se que há vários estudos sobre a formação do docente, tendo como ponto de partida as características pessoais e o percurso de vida profissional do professor.

Referência(s)
Altmetric
PlumX