Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Roteiro de avaliação auditiva e do processamento auditivo central para pré-escolares

2023; Brazilian Society of Speech Therapy; Volume: 35; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2317-1782/20232021122pt

ISSN

2317-1782

Autores

I. Albuquerque, Beatriz Servilha Brocchi,

Tópico(s)

Multisensory perception and integration

Resumo

RESUMO Objetivo Construir um roteiro de avaliação para observação da audição e do processamento auditivo central em pré-escolares. Método Para elaboração do roteiro, primeiramente realizou-se uma busca nas bases de dados Scielo e biblioteca de uma universidade no estado de São Paulo, com as palavras chaves: “processamento auditivo central”, “audição e linguagem”, “distúrbios do processamento auditivo”, “processamento auditivo em pré-escolares”, “avaliação do vocabulário”, selecionando então quatorze artigos e dois livros. Foram estruturadas perguntas relacionadas ao desenvolvimento auditivo e um roteiro de avaliação do processamento auditivo central. Resultados O roteiro constitui-se de oito partes, sendo identificação e anamnese, dados maternos e de gestação, queixas, desenvolvimento auditivo, desenvolvimento de linguagem, desenvolvimento motor, Teste auditivo comportamental para avaliação do processamento auditivo central e avaliação audiológica comportamental. Conclusão O roteiro é de extrema importância visto que não há na literatura instrumentos de triagem de processamento auditivo em pré-escolares que investigue, de forma minuciosa, todo o processo que permeia o desenvolvimento auditivo e de linguagem de crianças de 43 a 47 meses.

Referência(s)
Altmetric
PlumX