
POLÍTICAS E CURRÍCULOS
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15687/rec.v15i3.61976
ISSN1983-4896
AutoresElsa Mónica Bonito Basso, Flávia Brocchetto Ramos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo objetiva estudar como a literatura e a formação leitora de estudantes da última etapa da educação básica é constituída com base em documentos normativos da educação brasileira e uruguaia. Com base nos documentos, privilegia-se discutir como a literatura e, consequentemente, a formação leitora é encaminhada no Brasil e no Uruguai, respectivamente, pelo currículo do Ensino Médio e do Bachillerato Diversificado. Para realizar a investigação de natureza comparativa, pauta-se em princípios de análise documental. Como resultados, aponta-se que as orientações brasileiras tendem a ser mais gerais, enquanto que no Uruguai há até a indicação de obras literárias que integram o currículo. Já quanto a políticas do livro, o Governo brasileiro dá mais ênfase ao fomento à constituição de acervos, ao passo que o uruguaio não faz a entrega de obras físicas aos estudantes.
Referência(s)