Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental

2023; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.53003/redequim.v9i2.5208

ISSN

2447-6099

Autores

Evelyn Leal de Carvalho, Lucas Domingues de Almeida, Letícia da Costa Ferreira, Ygor Ramos Vaz, Taís Cristina De Lima Guimarães,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A Química Ambiental vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos. Além disso, por compreender diversas áreas de ensino, permite trabalhar de forma interdisciplinar, abrangendo um vasto campo de conhecimento. A partir disso, pensou-se em uma metodologia capaz de associar o conteúdo com o cotidiano, a experimentação, onde foi possível mostrar problemas reais e provocar o interesse do aluno. Foram utilizados experimentos associados aos quatro elementos: terra, ar, água e fogo. A água e a terra foram trabalhadas a partir de problemas de poluição e qualidade da água, enquanto o ar e o fogo foram trabalhados através de problemas de poluição atmosférica. Além disso, todas trabalharam os conceitos químicos aliado a questões socioambientais relevantes e que se mostram presentes no entorno da escola. Desta forma, a oficina teve como objetivo principal demonstrar a importância da Educação Ambiental no ensino. Este trabalho é resultado do Programa de Residência Pedagógica, realizado no CIEP 170 - Gregório Bezerra, em São João de Meriti – Rio de Janeiro, por licenciandos do IFRJ - Campus Duque de Caxias.

Referência(s)