
Os Quatro Elementos – Uma Proposta de Oficina de Química Ambiental
2023; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.53003/redequim.v9i2.5208
ISSN2447-6099
AutoresEvelyn Leal de Carvalho, Lucas Domingues de Almeida, Letícia da Costa Ferreira, Ygor Ramos Vaz, Taís Cristina De Lima Guimarães,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA Química Ambiental vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos. Além disso, por compreender diversas áreas de ensino, permite trabalhar de forma interdisciplinar, abrangendo um vasto campo de conhecimento. A partir disso, pensou-se em uma metodologia capaz de associar o conteúdo com o cotidiano, a experimentação, onde foi possível mostrar problemas reais e provocar o interesse do aluno. Foram utilizados experimentos associados aos quatro elementos: terra, ar, água e fogo. A água e a terra foram trabalhadas a partir de problemas de poluição e qualidade da água, enquanto o ar e o fogo foram trabalhados através de problemas de poluição atmosférica. Além disso, todas trabalharam os conceitos químicos aliado a questões socioambientais relevantes e que se mostram presentes no entorno da escola. Desta forma, a oficina teve como objetivo principal demonstrar a importância da Educação Ambiental no ensino. Este trabalho é resultado do Programa de Residência Pedagógica, realizado no CIEP 170 - Gregório Bezerra, em São João de Meriti – Rio de Janeiro, por licenciandos do IFRJ - Campus Duque de Caxias.
Referência(s)