Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Atividades Síncronas e Assíncronas na Experimentação no Ensino de Química em Tempos de Pandemia: A Experiência do Residência Pedagógica e do PIBID na UFGD

2023; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.53003/redequim.v9i2.5086

ISSN

2447-6099

Autores

Ademir de Souza Pereira, Elaine da Silva Ramos, Adriana Marques de Oliveira, Vivian dos Santos Calixto,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma investigação realizada com os bolsistas e orientadores do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura em química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio de atividades experimentais remotas nos formatos síncrono e assíncrono. Trata-se de uma pesquisa com cunho qualitativo realizada durante os anos de 2020 e 2021, em que os participantes tiveram, em conjunto, formações que subsidiaram o planejamento, execução e avaliação de atividades síncronas e assíncronas em meio a pandemia. Os sujeitos participantes da pesquisa, bolsistas e docentes, participaram com a realização de atividades síncronas e assíncronas e disponibilizaram suas compreensões por meio de um relato de experiência. O estudo da compreensão dos participantes foi possibilitado pela análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados da pesquisa apontam para dificuldades que se situam no âmbito das habilidades de execução das atividades, escolha do material, do conteúdo a ser ministrado, do nervosismo pela falta de conhecimento, das condições financeiras para adquirir materiais tecnológicos para a realização da atividade. Tais evidências indicam para a equipe novos aprendizados proporcionados pelo distanciamento social e o uso de tecnologias da informação e comunicação como meio de potencializar o processo de ensino e aprendizagem em atividades experimentais em meio a pandemia.

Referência(s)