Artigo Acesso aberto

Um camera-man discursivo: o narrador em O homem so zinho numa estação ferro viária , de Sérgio Sant’Anna

2022; Issue: 51 Linguagem: Português

10.13102/sitientibus.vi51.8552

ISSN

2595-8305

Autores

José Roberto dos Santos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A realidade se confunde com o fictício, estimulando a consciente desorientação textual. O real teima em não o ser, tornando-se símbolo através do poder da criação literária, representada pela voz do narrador. Temos, portanto, a ficção teorizando sobre a ficção, estratégia narrativa do autor para problematizar o fazer literário, colocando a importância da criatividade e da imaginação no trabalho com a linguagem que constitui um conto contemporâneo e que, por conseguinte, difere um conto passageiro do atemporal, clássico, no jogo entre o real e a ficção. Assim, a figura do narrador torna-se um excelente elemento para se analisar a complexidade e possibilidades de interpretação que um texto literário instiga. É o caso dos contos de Sérgio Sant’Anna, especialmente com Um homem sozinho numa estação ferroviária, o qual chama a atenção pela voz emblemática do narrador e seu olhar cinematográfico.

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