Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Construção de Paz por meio da Arte e da Educação como agentes politizadores nas comunidades marginalizadas

2023; Universidad Nacional de Ingeniería; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

10.5377/rlpc.v4i8.16251

ISSN

2707-8922

Autores

Giulia Cibelly Mendonça, Mariana Gabriele Da Silva Silvestre, Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Dada a violência estrutural arraigada em sociedades marginalizadas socialmente, o presente artigo busca analisar a atuação da construção de Paz, através do arte-ativismo e da educação, como meio para dessecuritização e politização destas mesmas comunidades. Utilizando o método qualitativo e indutivo-comparativo será analisado criticamente a ratificação de uma agenda de segurança baseada em interesses políticos e econômico-sociais no município de João Pessoa/Paraíba, utilizando os estudos de Barry Buzan, Achille Mbembe, Paul Lederach, Johan Galtung, Paulo Freire e Augusto Boal como marcos teóricos. A pesquisa busca investigar a relação entre os artivistas locais do Urso Amigo Batucada (UAB) – que atuam no Centro de Referência da Juventude do Rangel no bairro do Varjão – e a comunidade marginalizada a qual pertencem, onde constroem a paz através da educação e arte, e procuram conscientizar os brincantes enquanto atores que sejam capazes de questionar as estruturas violentas as quais estão inseridos. Os voluntários do Projeto Universidade em Ação (PUA) entram nesse processo de trocas recíprocas como parceiros, com o intuito de potencializar a ação já realizada, por meio de uma construção dialógica, podendo catalisar e produzir outras nuances na construção da Paz que reforcem as ações já executadas.

Referência(s)