Maioria Absoluta (1964): crítica ao latifúndio pelas lentes de Leon Hirszman (1937-1987)
2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/intellectus.2023.74154
ISSN1676-7640
AutoresMaíra Santana Marinho da Cunha,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoA questão da propriedade privada se demonstra como central para o entendimento das sociedades modernas e capitalistas, na medida em que a base de sustentação deste sistema político, social e histórico – o capitalismo moderno, tem no valor particular a justificativa para a individualização da posse de terras. Nesse sentido, temos por objetivo apresentar neste artigo a forma como a crítica à propriedade foi feita pelo cineasta Leon Hirszman (1937-1987) no filme Maioria Absoluta (1962), durante um período da história do Brasil (1960-1964) marcado por intensas movimentações políticas de crítica ao modelo de desenvolvimento capitalista.
Referência(s)