Artigo Acesso aberto

Maioria Absoluta (1964): crítica ao latifúndio pelas lentes de Leon Hirszman (1937-1987)

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/intellectus.2023.74154

ISSN

1676-7640

Autores

Maíra Santana Marinho da Cunha,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

A questão da propriedade privada se demonstra como central para o entendimento das sociedades modernas e capitalistas, na medida em que a base de sustentação deste sistema político, social e histórico – o capitalismo moderno, tem no valor particular a justificativa para a individualização da posse de terras. Nesse sentido, temos por objetivo apresentar neste artigo a forma como a crítica à propriedade foi feita pelo cineasta Leon Hirszman (1937-1987) no filme Maioria Absoluta (1962), durante um período da história do Brasil (1960-1964) marcado por intensas movimentações políticas de crítica ao modelo de desenvolvimento capitalista.

Referência(s)