
Uma Abordagem para Ensino-Aprendizado de Projetos de Sistemas Computacionais com Utilização do Simulador CompSim com Suporte à Arquitetura RISC-V
2023; Volume: 31; Linguagem: Português
10.5753/rbie.2023.2951
ISSN2317-6121
AutoresGuilherme Álvaro Rodrigues Maia Esmeraldo, Robson Gonçalves Fechine Feitosa, Edna Barros, Eduardo Carlos Pereira da Silva Proto, Harley Macedo de Mello, Edson Barbosa Lisboa, Esdras Lins Bispo, Gustavo Augusto Lima de Campos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO contexto tecnológico atual – com dispositivos eletrônicos inteligentes e interligados à Internet, serviços em nuvem, robótica, carros autônomos, Indústria 4.0, dentre outras inovações – só foi possível graças ao surgimento do Computador (sistemas computacionais). No processo de ensino e aprendizagem de projeto de sistemas computacionais, são necessários conhecimentos relacionados: ao projeto físico da plataforma computacional, sua programação e operação eficiente. Esses conteúdos são extensos, complexos e demandam metodologias desafiadoras e ferramentas computacionais que contemplem o processo de ensino e aprendizagem tanto do arcabouço teórico, quanto da prática de projetos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem para simplificar o aprendizado por meio da prática de projetos de sistemas computacionais em ambiente de simulação. Para tanto, utilizou-se o simulador computacional CompSim que inclui um modelo de simulação de processador RISC-V. Desta forma, é possível: projetar sistemas computacionais de alta complexidade no ambiente de simulação e simulá-los para validar requisitos de projeto, tais como comportamento funcional e desempenho. Estabelece-se assim uma abordagem de apoio ao aprendizado e projeto de novos sistemas computacionais. Para validar a abordagem, foi realizada uma avaliação por meio de questionários aplicados a usuários do sistema, docentes e discentes, em cenários de estudos de casos. As respostas dos questionários, com base na análise de rubricas, permitiram analisar a qualidade da experiência de uso do simulador e do apoio pedagógico proporcionado pela abordagem.
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