Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO APLICANDO UM CAÇA TESOURO COM ENREDO DO FILME VINGADORES ULTIMATO

2023; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v4i7.3589

ISSN

2675-6218

Autores

Matheus Nascimento da Silva, Suziane de Souza Mariano, Leonardo Leite da Silva, Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa, Ivone Conrado de Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado em Computação II, do Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, realizado nas turmas do Ensino Médio, na Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago, localizada no município de Careiro-AM. Durante o estágio, desenvolveu-se uma proposta de gamificação que pudesse ser aplicada conforme a realidade da instituição, ou seja, uma metodologia que pudesse ser adaptada para um ensino sem utilizar muito recurso computacional e financeiro, uma vez que a escola não detém de recursos tecnológicos voltados às práticas educacionais. A metodologia foi realizada da seguinte forma: observação, coparticipação, e após estas etapas, observando e auxiliando os professores, os estagiários puderam, então, criar um plano de ação e aplicar a regência, enquanto os docentes os avaliavam. Para a proposta didática buscou-se utilizar os enredos e personagens de filmes de super-heróis amplamente conhecidos e apreciados pelos jovens, incrementando-os a um divertido caça ao tesouro cujas pistas foram elaboradas a partir do tema abordado em sala de aula pelo professor titular; todas codificadas em QR Codes podendo ser acessadas pelo smartphones; e espalhadas pelo recinto escolar. Esse caça tesouro foi criado pensando no tema em destaque nas aulas de Literatura, servindo como ponto de partida para motivar o discente a ser participativo nas aulas e construtor ativo do seu conhecimento.

Referência(s)