Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Narrativas e experimentações: a arte como provocadora das infâncias na escola

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Linguagem: Português

10.5902/1983734870158

ISSN

1983-7348

Autores

Andréa Becker Narvaes, Samara Facco,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O presente trabalho tem, como ponto de partida, a problematização da relação existente entre a infância, a escola e a arte e, como ponto fundamental, a contribuição de experimentações e narrativas de crianças dos Anos Inicias com a arte visual. Seu objetivo consiste em perceber os movimentos existentes entre o instituído e o instituinte na escola, bem como apreender as suas possíveis brechas de criações. Para tanto, inicia com o relato de infâncias e de experiências artísticas escolares que abordam um modo único de ser criança e de fazer arte. Na sequência, dialoga com as concepções de ensino de arte no Brasil. Por fim, apresenta narrativas das próprias crianças com as experimentações artísticas vivenciadas em suas potências de infâncias criadoras, as quais vieram a provocar novas formas de pensar e fazer arte na escola.

Referência(s)
Altmetric
PlumX