
A narrativa (auto)biográfica e ficcional como modos outros de habitar a pesquisa em educação
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 5 Linguagem: Português
10.55905/cuadv15n5-028
ISSN1989-4155
AutoresAna Cristina Borges Fiuza, Euripa Aparecida Ribeiro De Alcântara, Kelly Cristina Souza Gonçalves, Thiago Henrique Barnabé Corrêa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAo acolhermos e adotarmos a Perspectiva Ecologista de Educação, procuramos discutir aspectos teóricos metodológicos alusivos ao processo de formação docente entrelaçando “nós” sobre narrar e pesquisar, na dinâmica da pesquisa (auto)biográfica. O presente artigo tem como eixo central destacar e discutir noções conceituais no campo das narrativas e (auto)biografias, como possibilidades de projetar-planejar-pensar-fazer pesquisa nos diferentes segmentos e estágios da educação. Algumas de nossas reflexões nos inseriu em um conjunto de discussões que nos levou aos seguintes questionamentos: O que é narrativa ficcional? Qual a importância das narrativas nas pesquisas científicas? As narrativas são capazes de provocar transformação? Qual a contribuição da pesquisa autobiográfica na construção do fazer-saber? A metodologia está fundamentada nos discursos de pesquisa narrativa, tendo como objeto de estudo, a experiência dos participantes e esta é analisada e expressa também de modo narrativo. A discussão explicitada destaca princípios epistemológicos e metodológicos da abordagem qualitativa de pesquisa, como estímulo para se pensar a formação docente, fazendo uso da partilha de conhecimentos e das histórias pessoais, patenteando saberes e experiências por vezes, silentes, construídos sobre si e a vida-pessoal-profissional em formação. Na contemporaneidade, as narrativas e as autobiografias edificadas por meio de ações colaborativas revelam modos outros de pensar e fazer ciência com produção de sentidos e de subjetividades.
Referência(s)