
A DINÂMICA DA RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
2023; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18616/ce.v12i1.7608
ISSN2317-2452
AutoresCarlos Maximiano de Laet Raimundo de Souza, Gisele da Silva Rezende da Rosa, Karoline Cipriano dos Santos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo, partindo da teoria psicogenética de Piaget e da teoria histórico-cultural de Vygotsky, investiga a relação entre a estrutura do sistema nervoso central e as funções psicológicas superiores, visando observar a existência de eventos críticos que justifiquem saltos qualitativos na capacidade cognitiva da criança, bem como a rigidez de etapas de desenvolvimento. Diante da inexistência dos referidos eventos críticos, concluimos que a interação social, através da apreensão da cultura historicamente construída, representa um fator relevante no desenvolvimento do pensamento abstrato, atuando fisicamente sobre a citoarquitetura do sistema nervoso central e plasmando a evolução cognitiva imprescindível ao raciocínio abstrato, o qual não pode ser alcançado exclusivamente pelo desenvolvimento biológico.
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