
Contextualização histórica da Lei de Hubble em livros didáticos de Física do PNLD 2018
2023; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v14n3a02
ISSN2179-426X
AutoresAna Maria Bojarski, Karlinne Lisandra Devegili, Ivani Teresinha Lawall,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente trabalho tem por objetivo identificar como os aspectos históricos e a construção do conhecimento físico sobre o tema Lei de Hubble são apresentados nos Livros Didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) de 2018. Como instrumento de análise, foi utilizado um recorte da ferramenta proposta por Tacla e outros autores. Das coleções aprovadas, analisaram-se as seis que apresentam os conceitos sobre a Lei de Hubble. Nessas coleções, foi possível perceber que as questões históricas são introdutórias ao estudo do assunto, indicando apenas o cientista e a Lei. Em geral, não motivam os estudantes em aulas mais reflexivas, na compreensão de dogma, sistema de crença, racionalidade científica e valorizar os aspectos internos do trabalho científico.
Referência(s)