Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A GEOGRAFIA POR MEIO DO LÚDICO: O JOGO DE TABULEIRO COMO UM RECURSO DIDÁTICO COLABORATIVO PARA ENTENDER O CONCEITO DE LUGAR

2023; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18616/ce.v12i1.6302

ISSN

2317-2452

Autores

Carolina Alves Fantinato, Francisco Roberto Pinto Mattos,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este artigo tem como proposta mostrar a importância de trabalharmos o conceito de lugar a partir de uma perspectiva crítica, ou seja, pensar no conceito aproveitando conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula sobre o lugar onde habitam, ou sobre as proximidades da escola. Descreveremos e mostraremos as atividades que foram desenvolvidas para aprendermos, junto com os alunos, mais sobre as proximidades da escola e o lugar, por fim, justificaremos a utilização de um jogo colaborativo que terá como desafios: a) localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas, trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. b) abordar aspectos históricos do lugar e c) suscitar discussões sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em cada contexto social e seja utilizado principalmente em bairros periféricos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX