
Abordagem investigativa dos impactos ambientais na Lagoa do Cajueiro como estratégia de ensino de Ecologia
2023; Linguagem: Português
10.46667/renbio.v16i1.991
ISSN2763-8898
AutoresCleonice Borges Lopes, Maura Rejane de Araújo Mendes,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA pesquisa propõe o ensino de Ecologia no Ensino Médio através de abordagem investigativa dos problemas ambientais da Lagoa do Cajueiro, no município de Joaquim Pires, Piauí. Teve como objetivo facilitar a aprendizagem deste tema e melhorar as estratégias de ensino. Na metodologia desenvolvida destacou-se a aula de campo aliada às aulas expositivas dialogadas dos conteúdos propostos. Foi utilizado a observação como principal método de coleta de dados, averiguando se os estudantes compreenderam e utilizaram de forma adequada os conceitos ao longo das atividades realizadas. Constatou-se que os participantes expressaram ter compreendido mais sobre o tema Ecologia, além de relatarem a importância desse tipo de atividade, por verem de perto os principais problemas que assolam o ecossistema estudado.
Referência(s)