Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INTRODUÇÃO À TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL MEDIADO POR JOGO DIDÁTICO

2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 6 Linguagem: Português

10.51891/rease.v9i6.10433

ISSN

2675-3375

Autores

Kelly Krystinne Silva de Meneses, Maria Josielma Santos da Conceição, Geovane dos Santos Vieira, Felipe Alexandre Medeiros de Freitas,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo ressalta a importância da utilização de jogos educativos como recurso de apoio didático no processo ensino aprendizagem, e tem como objetivo a aplicação de um jogo previamente selecionado a ser utilizado como recurso didático nas turmas do 3° do ensino médio para se trabalhar os conceitos fundamentais que norteiam a Teoria da Relatividade Especial. Com características que versam sobre a ludicidade, apresentada de forma bem estruturada, o docente realizará uma avaliação diagnóstica qualitativa junto aos discentes, no intuito de caracterizar os conhecimentos prévios relevantes para se aprender essa teoria, relacionados aos conteúdos de Mecânica, Termologia, Óptica, Ondulatória e Eletromagnetismo. Para uma posterior elaboração das questões que serão abordadas na adaptação do jogo tradicionalmente conhecido como ROLETA. Com isso, espera-se que após a aplicação do jogo, nas turmas do 3° ano do ensino médio, obtenha-se como resultado despertar nos alunos o interesse pela Teoria da Relatividade, bem como contribuir para a ampliação da discussão teórica sobre a aplicação de jogos educativos durante o referido processo.

Referência(s)