Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM: contextos para o ensino de matemática

2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23925/2358-4122.2023v10i58550

ISSN

2358-4122

Autores

Lucélida de Fátima Maia da Costa, David Machado,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo geral foi compreender em que termos os traços geométricos presentes nos fragmentos arqueológicos encontrados no município de Parintins-AM, abrem possibilidades interdisciplinares para o ensino de matemática. Os dados foram construídos por meio de observação direta de fragmentos arqueológicos, entrevistas e registro fotográfico, que após sistematização foram analisados por meio de uma triangulação. Os resultados obtidos indicam que os fragmentos arqueológicos encontrados em Parintins-AM se mostram potenciais contextos para um ensino de geometria com abertura interdisciplinar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX