
Atividade educativa sobre o estresse no ambiente acadêmico: relato de experiência
2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v12i7.42511
ISSN2525-3409
AutoresThamires Rosa Freitas do Nascimento, Bianca de Souza Vaz, Emilly Vasconcelos Goulart, Ana Eduarda Bastos da Costa, Yasmin Janaina Silva de Souza, Joyce Keyla Sousa Coimbra, Érika Marcilla Sousa de Couto,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoRelatar a experiência da identificação de fatores estressores no ambiente acadêmico. Trata- se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na Metodologia da Problematização, segundo o Arco de Maguerez, realizada por discentes do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) para às Ações Integradas em Saúde (AIS). Como resultado, a partir do relato dos graduandos foi possível identificar os principais estressores, sendo estes: adaptação ao ambiente acadêmico, excesso de atividades acadêmicas, vida social prejudicada, e a relação com outros problemas psicológicos, como a ansiedade. Diante disto, a experiência vivenciada foi de ampla relevância, uma vez que este estudo nos permitiu um maior entendimento sobre a temática, no que concerne ao panorama da ocorrência do stress entre acadêmicos e as possibilidades de enfrentamento. também, destaca-se o significado da Metodologia da Problematização, já que esta aproxima o discente da realidade, o que possibilita o aperfeiçoamento de habilidades de resolução mais rápidas e eficazes.
Referência(s)