
Detetive Matemático e Jogo do Dado: propostas metodológicas para ensinar Matemática brincando
2023; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
10.21166/ctp.v4i6.4057
ISSN2763-5635
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste manuscrito apresenta um relato de experiência que descreve a criação, o uso, a divulgação e o compartilhamento de duas propostas metodológicas envolvendo jogos para o ensino da Matemática: “Detetive Matemático” e “Jogo do Dado”. Ambas foram criadas pela autora deste relato em 1999 e, desde então, passaram por alterações e adaptações importantes durante sua atuação docente na área da Matemática em diversos âmbitos: nos Ensinos Fundamental e Médio; em cursos com a temática dos jogos; e, ainda, na formação inicial e continuada de professores. Ao longo dos anos, foram dezenas de adaptações, incrementos e desenvolvimento de atividades exitosas na Educação Básica, a partir do material criado. As experiências aqui descritas evidenciam as potencialidades no trabalho com jogos e a importância de compartilhar e adaptar materiais conforme as necessidades e características das turmas, dos professores e dos conteúdos abordados.
Referência(s)