Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PET/SAÚDE: PERCEPÇÃO DE DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR, COMPETÊNCIAS E O TRABALHO INTERPROFISSIONAL

2023; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17695/rcsne.vol21.n1.p65-76

ISSN

2317-7160

Autores

Dulce Maria Batista dos Santos, Ana Paula Melo da Silva, Maria Letícia Cardoso da Silva Barbosa, Déborah Dornellas Ramos, Gracielle Malheiro Santos,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O objetivo deste trabalho é caracterizar a percepção da educação interdisciplinar, das competências e do trabalho interprofissional entre os integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), com vigência de 2022 a 2023, sob a coordenação geral do Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cuité na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de caráter documental, descritivo, com dados quantitativos. Entre os respondentes, a maioria são mulheres; nascidos no estado da Paraíba; identificado como pardo(a); solteiro(a) e católico(a). Com relação a educação interdisciplinar, o item “Indivíduos na minha profissão acreditam no julgamento das outras profissões” foi que apareceu com menor frequência de concordância. Destaca-se nas competências transversais uma distribuição percentual menor (<34%) entre todos os cursos nos itens comunicação oral e escrita da língua portuguesa e estrangeira; e conhecimento em informática. Quanto aos conhecimentos com a educação interprofissional, as práticas corporais e a formação em saúde/ensino foram os que apresentaram menor frequência total (34,1%). Os resultados apontam percepções positivas dos estudantes ao ingressarem no programa, no entanto, não se descarta o papel fundamental do PET-Saúde no fortalecimento e qualificação da formação em saúde.

Referência(s)