Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português

10.18764/2358-4319v16n2.2023.23

ISSN

2358-4319

Autores

Marco Antônio de Oliveira Gomes, José Claudinei Lombardi, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Nesta pesquisa, foram analisados artigos e notícias publicadas nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Correio da Manhã, O Globo e Jornal do Brasil, que expressaram ideologicamente, assim como outros órgãos de imprensa, a defesa da ditadura civil-militar (1984-1985) e a construção de um consenso em torno do projeto de desenvolvimento associado e dependente ao capital financeiro internacional, notadamente o Norte-americano. Verifica-se que as reformas educacionais promovidas pelos governos militares, foram justificadas com base na Teoria do Capital Humano (TCH), da eficiência técnica, do desenvolvimento e das liberdades democráticas. Concomitantemente, a ampliação da escolarização não significou ruptura alguma com o dualismo educacional em nosso país, mas inversamente ocorreu seu aprofundamento, além da precarização das condições de trabalho docente. Por fim, as pesquisas foram realizadas nos bancos de dados dos jornais do período e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, tomando como parâmetros as análises de Sucupira (2020), Moraes (2014), entre outros.

Referência(s)