Artigo Acesso aberto

Recolhendo pérolas no caminho, e revisitando o meu mar. - Relato de experiência, uma narrativa autobiográfica-

2022; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.13102/asppdci.v1i1.8064

ISSN

2237-7158

Autores

Denise Pereira da Silva, Suely dos Santos Souza, Marcela Souza Macedo Smigura,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido com alunos com idade de dezessete a vinte e cinco anos, de um curso pré-vestibular particular, na cidade de Feira de Santana – Ba, dentro da disciplina de língua espanhola. O objetivo deste trabalho foi verificar o quão significativo seria apresentar, aos mesmos, um método de leitura das imagens presentes nas avaliações de espanhol, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Visando com isso, avaliar a importância desta ferramenta, como elemento facilitador e elucidativo dos textos neste idioma que apresentavam as modalidades de texto: verbal e imagético. Foram realizadas aulas onde o método iconográfico e iconológico lhes foi apresentado, e experimentado, nos diversos textos das provas do Enem dos anos de 2010 a 2016. As dúvidas quanto aos passos necessários para uma leitura efetiva, e reconhecimento de vocabulários alheios à compreensão destes alunos, foram sanadas a partir da exposição e treinamento do uso do método de Panofsky (iconografia e iconologia). Esta experiência permitiu constatar a necessidade da oferta, nos cursos de Formação de Professores de Espanhol, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), de disciplinas cujo conteúdo esteja voltado à análise imagética, condição “sine quo non” para que os professores egressos desta Instituição estejam habilitados a desenvolver tal competência.

Referência(s)