Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

(Re)pensando o Egito antigo em sala de aula: estratégias e metodologias decoloniais

2023; National History Association; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português

10.20949/rhhj.v12i24.995

ISSN

1806-3993

Autores

Raisa Sagredo,

Tópico(s)

Ancient Egypt and Archaeology

Resumo

A perspectiva decolonial, através dadesnaturalização de conceitos eurocentrados,mostra possibilidades de abordaro Ensino acerca do Egito antigodando conta da complexidade inerenteà sua memória. Historicizar a racialização,o eurocentrismo e o embranquecimentodessa sociedade africana são algumasdas estratégias decoloniais pararesponder: quem foram os antigos egípcios?É possível, a partir da Antiguidadeegípcia, instigar os estudantes a perceberÁfrica como um continente aberto,com entrelaçamentos culturais e nãoracializado? Estando a memória do Egitoatrelada a questões identitárias e étnico-raciais atuais, as críticas pós-coloniaise decoloniais são um convite apensar outras epistemologias, possibilitandonovas ferramentas e abordagenspara a construção do conhecimento sobreo Egito pré-islâmico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX