Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Paisagens mutantes

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/rua.v29i1.8673968

ISSN

2179-9911

Autores

Laila Renardini Padovan,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo parte das práticas desenvolvidas durante a Residência Artística Paisagens Mutantes, realizada na Casa do Lago na Unicamp e pertencente ao Projeto de Extensão Poéticas do corpo em paisagens pandêmicas: criar comunidades para reavivar afetos com a cidade. Realizada entre maio e junho de 2022, a residência buscou inspirações nas imagens de paisagens distópicas do filme Stalker (1979), de Andrei Tarkovsky, para pesquisar como seria possível desenvolver uma pesquisa em dança contextual a partir das ruínas causadas pela pandemia da Covid-19 e por um contexto político de destruição. Ao pesquisar as paisagens a partir de três qualidades de movimento – Corpo-Planta, Corpo-Porão e Corpo-Contágio – realizaram-se práticas de (de)composição em dança, buscando revolver o que apodreceu, aceitando a condição de precariedade e tecendo redes de cooperação entre distintos seres.

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