Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Pibid de História/UFRN e o enfrentamento ao racismo na sala de aula: o Movimento Negro como ator social na educação

2022; National History Association; Volume: 11; Issue: 22 Linguagem: Português

10.20949/rhhj.v11i22.767

ISSN

1806-3993

Autores

Daniel Luiz Sousa de Lima, Antonio Matheus Bezerra Costa,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente artigo se propõe a descrevero processo de elaboração e aplicação deum material didático e uma dinâmicanomeada de Jogo da desigualdade racial,com conteúdos relativos à reação e mobilizaçãoda população negra brasileiraperante a opressão do racismo estrutural,principalmente no âmbito da educação.Estiveram à frente desse processobolsistas do Programa Institucional deBolsa de Iniciação à Docência-Pibid/História-UFRN e o professor supervisor.Ao longo do artigo, iremos refletirsobre as motivações que nos levaram atrabalhar esses conteúdos, o papel dodocente, da universidade e do Pibid naprodução e execução das atividades queocorrem na sala de aula.

Referência(s)
Altmetric
PlumX