
Patrimônios negros? Reflexões acerca da história local e o Ensino de História
2022; National History Association; Volume: 11; Issue: 22 Linguagem: Português
10.20949/rhhj.v11i22.870
ISSN1806-3993
AutoresJuçara da Silva Barbosa de Mello, Iamara da Silva Viana,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo traz reflexões sobre a relevânciada utilização de patrimônios construídos,legados e constituintes de memóriase histórias da população negra no Rio deJaneiro – especificamente na região conhecidacomo Madureira – no Ensino deHistória. Argumenta que o patrimôniocultural negro, que vem sendo gradativamenteevidenciado em função das transformaçõesconceituais do termo, pode seruma importante ferramenta pedagógicapara uma educação antirracista, por representarvínculos entre a história e a memóriae enfatizar as relações entre ensinoe pesquisa na escola. Faz isso tendo porbase pesquisa realizada pelo Laboratóriode Ensino de História e Patrimônio Cultural(LEEHPAC-PUC-Rio) em parceriacom o Instituto de Educação CarmelaDutra, cujo arcabouço teórico se encontrasituado no campo da História culturalem diálogo com as recentes abordagensdecoloniais.
Referência(s)