
Materialidades da comunicação em figuras de ação
2023; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.59306/memorare.v9e2202230-43
ISSN2358-0593
Autores Tópico(s)Media, Gender, and Advertising
ResumoEste artigo descreve através da estrutura de ensaio, os bonecos articulados, também conhecidos atualmente como action figures. Essa abordagem se constitui através de uma teoria ciborgue e dos preceitos das teorias das materialidades da comunicação. Marshall McLuhan estabeleceu que muitos gadgets utilizados no cotidiano do homem podem funcionar como extensões de seu corpo. Dessa forma, utilizo a teoria do corpo ciborgue de Donna Haraway aliada à teoria dos jogos de Johan Huizinga para explicar como as materialidades da comunicação afetam a utilização de action figures nas masculinidades dos seres humanos, seja através das brincadeiras ou do mero colecionismo. Também estipulo, a partir desses pressupostos, algumas propostas para o estudo de masculinidades com/em action figures para trabalhos futuros que pretendam ampliar esta análise e essas ideias. Concluo este ensaio na direção de movimentos que possam usar as condições materiais dos action figures como forma de desfazer e refazer o gênero.
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