Artigo Acesso aberto

Vivências e práticas educativas em estágio supervisionado no arquipélago do Marajó

2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv9n7-083

ISSN

2525-8761

Autores

Lilia Caroline Brabo, Roselene da Costa Monteiro, Mailson Lima Nazaré,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo analisa o Estágio Supervisionado para a formação de professores, como um dos principais componentes curriculares de cursos de licenciatura. Neste sentido, se parte de vivencias e observações de campo de estagio desenvolvidos por discentes do curso de pedagogia no Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) na Universidade Estadual de Pará (UEPA), onde, o lócus do estudo ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil (E.M.E.I.) Genésio dos Santos Martins localizada no município de Muaná, arquipélago do Marajó, Estado do Pará. O estudo possui uma abordagem qualitativa com pesquisa descritiva realizada através de trabalho de campo e observação na perspectiva de Brandão (2007). Além disso, a coleta de dados ocorreu através de pesquisa bibliográfica, documental e de intervenção pedagógica. Conclui-se que o estágio é um componente curricular que permite o estudante em formação o contato com o práticas pedagógicas como o trabalho docente, e vivenciar os aspectos de teoria e práticas abordados no itinerário de sua formação.

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