Artigo Acesso aberto

Paulo Freire e a educação popular: diálogos para a transformação social

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 7 Linguagem: Português

10.55905/oelv21n7-069

ISSN

1696-8352

Autores

Gabriel Antônio Ogaya Joerke, José Leônidas Alves do Nascimento, Lívia Barbosa Pacheco Souza, Ademar Alves dos Santos, Fernando Rocha da Costa, Paulo Alves Da Silva, Fernando Luiz Cas de Oliveira Filho, Pilar Cordeiro Guimarães Paschoal, José Flávio Da Paz, Tiago Fernando Hansel, Késia Maria Costa, Patrick Muniz Ataliba, Magna Sales Barreto,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar a relação entre Paulo Freire e a Educação Popular, destacando as contribuições do renomado educador brasileiro para esse campo de atuação. Inicialmente, apresentamos uma breve biografia de Paulo Freire e contextualizamos o cenário social e político em que suas teorias sobre educação popular foram desenvolvidas. Em seguida, definimos o conceito de educação popular e seus fundamentos teóricos, destacando suas diferenças em relação a outras abordagens pedagógicas. Abordamos a pedagogia freiriana, com seus conceitos-chave, como conscientização, diálogo, problematização e práxis, e discorremos sobre a importância da relação dialógica entre educador e educando na visão de Freire. Além disso, analisamos as principais contribuições de Paulo Freire para a educação popular, explorando como suas ideias influenciaram práticas educacionais em diferentes contextos ao redor do mundo. Ao longo do artigo, também discutimos críticas e desafios enfrentados pela aplicação da educação popular, bem como as críticas direcionadas à abordagem de Freire. Finalmente, apresentamos exemplos práticos de projetos educacionais que se baseiam nas ideias de Paulo Freire, destacando sua relevância contínua na promoção da igualdade e da transformação social.

Referência(s)