Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AMBIENTES NO METAVERSO PARA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS E TEATRO

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18817/ticseademfoco.v9i1.664

ISSN

2447-5726

Autores

Régis Costa de Oliveira, Marineide Câmara Silva,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O presente artigo descreve o processo de criação e customização de ambientes na plataforma de metaverso Spatial, desenvolvidos para os componentes curriculares Arte e Tecnologia, da Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís - Centro Histórico e História do Teatro III, da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Luís. A partir de referências teóricas de Roesller (2012), Ball (2021), Parreira, Lehman e Oliveira (2021), Backes e Schlemmer (2014) e Wakefield (2022), o artigo analisa as contribuições que as plataformas de metaverso podem trazer para a formação docente, com ênfase para os recursos presentes na plataforma Spatial, e a relação destes com as especificidades das licenciaturas em Artes Visuais e Teatro. Com base em experiências práticas, o artigo explora a criação de uma galeria virtual para a exposição coletiva Art and Tech, e sua utilização para as práticas da organização do espaço expositivo e da mediação cultural, bem como a construção de um arquivo virtual destinado ao registro das transformações do teatro Arthur Azevedo. As etapas percorridas durante a criação desses ambientes virtuais imersivos são analisadas, com destaque para as possibilidades de customização e adaptação pedagógica dos recursos tecnológicos oferecidos pela plataforma Spatial. Ao final, o artigo aponta para a importância de uma abordagem crítica em relação ao uso das tecnologias digitais na formação docente, bem como para a necessidade de um constante diálogo entre teoria e prática.

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