
MODELAGEM MATEMÁTICA: A LITERATURA PRESENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E DE CONTEXTOS MATEMÁTICOS
2023; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25110/educere.v23i2.2023-008
ISSN1982-1123
AutoresMichel Teston Semensato, Luiz Alberto Pìlatti, Francini Damiani E Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Iziane Lais Rodrigues Nunes,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente estudo relata as experiências de um trabalho desenvolvido no 4º ano do curso de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na disciplina de Tópicos em Educação Matemática. O objetivo foi explorar a aplicação da tendência metodológica da Modelagem Matemática, seguindo a concepção de Burak. O tema escolhido para essa abordagem foi a literatura. A partir desse tema gerador, foram formulados problemas que envolviam o ensino da matemática, utilizando obras literárias como "O Homem que Calculava" e "20000 Léguas Matemáticas - Um Passeio pelo Misterioso Mundo dos Números", as quais apresentam relações com a matemática. Essas obras literárias permitiram abordar conceitos matemáticos e também explorar a história da matemática em sala de aula. O trabalho revelou a importância da modelagem matemática como uma metodologia que promove o envolvimento ativo dos alunos na aprendizagem da matemática, além de ressaltar a relevância de abordar a disciplina de forma interdisciplinar, integrando-a à literatura. Essa experiência mostrou-se enriquecedora, permitindo uma aprendizagem significativa e estimulante para os alunos, ao mesmo tempo em que ampliou a compreensão dos futuros professores sobre o potencial da modelagem matemática como estratégia pedagógica.
Referência(s)