Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MODELAGEM MATEMÁTICA: A LITERATURA PRESENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA E DE CONTEXTOS MATEMÁTICOS

2023; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25110/educere.v23i2.2023-008

ISSN

1982-1123

Autores

Michel Teston Semensato, Luiz Alberto Pìlatti, Francini Damiani E Silva, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Iziane Lais Rodrigues Nunes,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente estudo relata as experiências de um trabalho desenvolvido no 4º ano do curso de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na disciplina de Tópicos em Educação Matemática. O objetivo foi explorar a aplicação da tendência metodológica da Modelagem Matemática, seguindo a concepção de Burak. O tema escolhido para essa abordagem foi a literatura. A partir desse tema gerador, foram formulados problemas que envolviam o ensino da matemática, utilizando obras literárias como "O Homem que Calculava" e "20000 Léguas Matemáticas - Um Passeio pelo Misterioso Mundo dos Números", as quais apresentam relações com a matemática. Essas obras literárias permitiram abordar conceitos matemáticos e também explorar a história da matemática em sala de aula. O trabalho revelou a importância da modelagem matemática como uma metodologia que promove o envolvimento ativo dos alunos na aprendizagem da matemática, além de ressaltar a relevância de abordar a disciplina de forma interdisciplinar, integrando-a à literatura. Essa experiência mostrou-se enriquecedora, permitindo uma aprendizagem significativa e estimulante para os alunos, ao mesmo tempo em que ampliou a compreensão dos futuros professores sobre o potencial da modelagem matemática como estratégia pedagógica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX