
O AMOR É FEIO (E LINDO!): O ESVAZIAMENTO DA PREDICAÇÃO COMO CONCENTRAÇÃO DE VALOR
2023; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Linguagem: Português
10.21709/casa.v16i1.17790
ISSN1679-3404
AutoresCarmem Silvia de Carvalho Rêgo, José Américo Bezerra Saraiva,
Tópico(s)Semiotics and Representation Studies
ResumoEste trabalho apresenta um estudo da canção O amor é feio, composta e lançada por Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes no álbum Tribalistas (2002). Sob o aparato teórico-metodológico da Semiótica Discursiva (GREIMAS; COURTÉS, 2011; ZILBERBERG, 2012) e da Semiótica da Canção (TATIT, 2019, 1997), investigamos as estratégias de enunciação da canção no tratamento das relações amorosas. Com o predomínio quase total da debreagem enunciva e a recorrência de apenas dois motivos melódicos, a canção desenvolve a enunciação de dois pontos de vista sobre o amor, cujas predicações, que transitam de valores disfóricos a eufóricos, vão diminuindo progressivamente, até se esvaziarem, promovendo uma espécie de fusão sujeito-objeto, que parece resultar em um sentido pleno, numa valorização absoluta do amor.
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