
O perfil dos/as consumidores/as da feira de economia solidária da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.55905/rcssv12n2-002
ISSN2254-7630
AutoresCaroline Jacques, Dimas de Oliveira Estevam, Max Richard Coelho Verginio,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoA comercialização em feiras vai além dos aspectos econômicos, se constitui num espaço cultural, educativo e de troca de experiências, ao fortalecer as relações sociais. O presente artigo tem por objetivo analisar o perfil dos/as consumidores/as da Feira de Economia Solidária (FES) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O procedimento metodológico utilizado na coleta de dados foi o questionário, com perguntas abertas e fechadas, a 67 consumidores/as, localizados/as aleatoriamente na feira, durante os meses de outubro e novembro de 2018. Os dados coletados foram analisados com auxílio da linguagem de programação “R”. Os resultados da análise do perfil socioeconômico e demográfico dos/as consumidores/as da FES revela ampla participação de mulheres, jovens com renda de média para alta, com ensino superior completo. Entre os respondentes haviam estudantes, docentes, empresários, autônomos, aposentados, funcionários do setor público e privado. As respostas permitiram traçar o perfil do/a consumidor/a, juntamente com os motivos que levam a consumir produtos da feira e o que os identificam com a feira, os produtos e os/as produtores/as, bem como sua percepção sobre o papel da economia solidária.
Referência(s)