
O letramento literário: uma análise de livro didático
2014; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22481/lnostra.v2i1.13312
ISSN2317-2320
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEsse trabalho seleciona para análise o livro didático “Português: volume único” (2000), de autoria de João Domingues Maia, com o propósito de discorrer sobre a abordagem da Literatura e o conceito de letramento literário. A referida obra traz em sua apresentação conceitos implícitos sobre o letramento e sobre a visão de que o livro didático seria apenas um suporte para as aulas de Língua Portuguesa. Na apresentação o autor mostra uma preocupação em fazer um objeto de ensino que motivasse os alunos a lerem textos literários. A Literatura, em muitos casos, tem seu estudo negligenciado nas aulas de Língua Portuguesa, sendo apresentado apenas o contexto histórico de um determinado estilo de época. A obra literária possui significados que perpassam áreas diversas do conhecimento, tais como: Filosofia, Sociologia, conhecimento sociohistórico. Logo, a leitura de um livro pode acarretar em discussões sobre assuntos vigentes da nossa sociedade capitalista. Os livros literários vêm sofrendo cada vez mais um abandono por parte dos discentes, que muitas vezes consideram o ato de ler chato. Um dos motivos desse abandono seria a falta de motivação por parte dos docentes, que não possuem uma metodologia que instigue o aluno a ler um livro indicado. A formação de leitores assíduos é um grande desafio enfrentado pelo professor de Língua Portuguesa, mas para que isso aconteça com sucesso é necessário que o olhar sobre a literatura seja (re)dimencionado. A obra literária possui uma gama interdisciplinar gigantesca que não é aproveitada em sala por falta de conhecimento da mesma. Partindo de algumas teorias sobre o ensino de Literatura iremos analisar o capítulo vinte e dois, que fala sobre o romantismo, do livro em questão com o objetivo de verificar se o mesmo favorece o letramento literário.
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