Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

atuação da patrulha escolar comunitária no município de ponta grossa à luz da teoria bioecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner

2023; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.31060/rbsp.2023.v17.n2.1535

ISSN

2595-0258

Autores

Silmara Carneiro e Silva, Diana Galone Somer, Paulo Cesar Marcondes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Pautada no policiamento comunitário, a Patrulha Escolar Comunitária - PEC é um programa desenvolvido no Estado do Paraná que atua de forma integrada ao ambiente escolar e em articulação com as comunidades em diversos municípios do estado, entre eles o município de Ponta Grossa. Considerando as características desse programa, este artigo tem por objetivo analisar a sua atuação no município de Ponta Grossa, à luz da Teoria Bioecológica. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura sobre a referida teoria e uma breve caracterização da PEC e na sequência analisou-se dados documentais PEC de Ponta Grossa PEC-PG de 2018 e 2019. Os resultados indicam um conjunto de ações educativas desenvolvidas em articulação com as escolas e de forma interativa com a comunidade local, o que confirma a atuação policial a nível do mesossistema dos alunos e abre um espaço intervenções que considerem as demandas de desenvolvimento humano dos alunos, superando o padrão tradicional de atuação policial.

Referência(s)