
DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO REMOTO DURANTE A PANDEMIA POR COVID- 19: UMA ANÁLISE ERGONÔMICA
2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 1; Linguagem: Português
10.51891/rease.v1i1.10511
ISSN2675-3375
AutoresRodolfo de Jesus Santos, Gabriele Silva Faria, Lidiane dos Anjos Oliveira, Natalia de Jesus Santos, Josefa Francielly Matos Santos, Lucas dos Santos Gonçalves, Bianca Ribeiro Santos, Ananda Almeida Santana Ribeiro,
Tópico(s)Occupational Health and Burnout
ResumoA pandemia por Covid-19 acarretou impactos diversos na sociedade brasileira. As medidas de restrição e isolamento social ocasionaram o fechamento de escolas e a proibição de aulas presenciais no Brasil. O teletrabalho foi realizado a partir de aulas e atividades remotas através de instrumentos digitais. Os docentes receberam um aumento considerável de jornada de trabalho. A maioria passou a exercer as atividades laborais em tempo integral no ambiente domiciliar, cujas condições foram obviamente improvisadas. Assim, esta pesquisa possui como objetivo geral investigar a presença dos distúrbios osteomusculares associados ao trabalho remoto docente no contexto da pandemia mundial por Covid-19. Ademais, como objetivos específicos têm-se: entender o desenvolvimento e eventos principais referentes à pandemia por Covid-19; conhecer a dinâmica do teletrabalho; compreender o papel da ergonomia; conhecer as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, à relevância da saúde do trabalhador e os instrumentos principais de avaliação ergonômica, além de investigar a atuação da fisioterapia na prevenção e tratamento das doenças ocupacionais do trabalho. Trata-se então de uma revisão integrativa de natureza qualitativa. Assim, para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados os seguintes descritores: “saúde do trabalhador”, “ergonomia”, “teletrabalho”, “covid- 19” nos idiomas português, espanhol e inglês. Estabeleceu-se como delimitação os anos de 2011 a 2021, sendo enfatizados e preferenciados as pesquisas dos últimos 5 anos. As bases de dados consultadas foram: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO), e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O ensino remoto foi um recurso emergencial utilizado no Brasil no período da pandemia por Covid-19 e evidenciou diversos problemas no sistema educacional em nosso país, bem como favoreceu o adoecimento de muitos professores mediante a manutenção de posturas e exercício de movimentos repetitivos frente ao computador por longos períodos, além das dificuldades diversas na administração e adaptação do ambiente doméstico e familiar. Evidencia-se uma elevada prevalência de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) em professores em decorrência do teletrabalho na pandemia. A manutenção de posturas viciosas durante o trabalho com computadores e demais instrumentos tecnológicos, geralmente sentados e executando movimentos repetitivos, fatores predisponentes para o desenvolvimento de DORT. O que implica a necessidade de intervenções e estratégias ergonômicas que auxiliem os docentes na adaptação do mobiliário e ambiente doméstico, bem como na melhor administração do tempo de trabalho e junção com as tarefas familiares. No mais, constatou-se a necessidade e importância da realização urgente de mais pesquisas e investigações científicas sobre o assunto.
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