Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

2023; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25110/educere.v23i2.2023-012

ISSN

1982-1123

Autores

Gabriela Segura Landim, Vinícius Gutierres de Paula Silva, Tatiane Amorim de Matos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A monitoria acadêmica constitui uma oportunidade de aprendizagem tornando um facilitador do processo educacional, sendo capaz de construir uma relação com maior interação e compartilhamento de saberes, proporcionando um crescimento formativo para todos. O objetivo é abordar a experiência de dois acadêmicos de medicina como monitores do componente curricular “Histologia Humana”, ministrados no 1º e 2º semestre do Curso de Graduação em medicina da Universidade do estadual de Mato Grosso (UNEMAT) no Município de Cáceres- M.T, bem com enfatizar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem. Trata-se de estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da óptica dos monitores do curso, nos períodos letivos de 2022.1 e 2022.2. O aluno-monitor comportou-se como um orientador do ensino, de modo que não era detentor do conhecimento, mas sim possuía maior experiência nos assuntos abordados. Dessa maneira tanto o monitor contribuía para a aprendizagem, quanto os alunos também puderam fazer seus apontamentos. Conclui que a vivência educacional da monitoria acadêmica tornou uma importante ferramenta ao desenvolvimento teórico-prático do aluno monitor.

Referência(s)
Altmetric
PlumX