
CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
2023; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25110/educere.v23i2.2023-012
ISSN1982-1123
AutoresGabriela Segura Landim, Vinícius Gutierres de Paula Silva, Tatiane Amorim de Matos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA monitoria acadêmica constitui uma oportunidade de aprendizagem tornando um facilitador do processo educacional, sendo capaz de construir uma relação com maior interação e compartilhamento de saberes, proporcionando um crescimento formativo para todos. O objetivo é abordar a experiência de dois acadêmicos de medicina como monitores do componente curricular “Histologia Humana”, ministrados no 1º e 2º semestre do Curso de Graduação em medicina da Universidade do estadual de Mato Grosso (UNEMAT) no Município de Cáceres- M.T, bem com enfatizar a importância da monitoria enquanto instrumento de aprendizagem. Trata-se de estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da óptica dos monitores do curso, nos períodos letivos de 2022.1 e 2022.2. O aluno-monitor comportou-se como um orientador do ensino, de modo que não era detentor do conhecimento, mas sim possuía maior experiência nos assuntos abordados. Dessa maneira tanto o monitor contribuía para a aprendizagem, quanto os alunos também puderam fazer seus apontamentos. Conclui que a vivência educacional da monitoria acadêmica tornou uma importante ferramenta ao desenvolvimento teórico-prático do aluno monitor.
Referência(s)