Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM AFRICANIDADES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

2023; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25110/educere.v23i2.2023-013

ISSN

1982-1123

Autores

Márcia Maria Silva Peixoto, Aldieris Braz Amorim Caprini,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Humanidades que investigou quais as necessidades formativas dos docentes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para a promoção da Educação das Relações Étnico-raciais, no campo das Africanidades brasileiras e História da África. Os referenciais teóricos selecionados como arcabouço desta pesquisa são: Anderson Ribeiro Oliva; Demerval Saviani; Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes; Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. A metodologia adotada foi realizada por meio da pesquisa colaborativa e de rodas de conversa, consistindo, no primeiro momento, no levantamento de informações (demandas formativas) para, no segundo momento, desenvolver uma formação continuada com os sujeitos participantes. Com base na pesquisa, em dados e nas reflexões sobre a formação, foi possível produzir um material educacional sobre Africanidades, em formato de e-book, de modo a sintetizar a formação continuada e possibilitar a sua aplicação na formação de professores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX