OLIVEIRA, JOÃO PACHECO DE; SANTOS, RITA DE CÁSSIA MELO (ORGS.). DE ACERVOS COLONIAIS AOS MUSEUS INDÍGENAS
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15210/tessituras.v9i2.1132
ISSN2318-9576
Autores Tópico(s)Cultural Heritage Management and Preservation
ResumoNo fm do ano de 2018, o presidente da França, Emannuel Macron, recebeu um relatório encomendado pelo próprio governo francês, que defendia a devolução de diversas peças de arte obtidas de forma irregular ao continente africano (VICENTE, 2018). Na Bélgica, no mesmo período, o antigo Museu Real da África Central (também chamado de Tervuren), agora Africa Museum, reabria com uma nova confguração, sob uma justifcativa que rendeu comentários irônicos do apresentador sul-africano Trevor Noah: frente aos crescentes debates sobre a repatriação de peças de arte africana obtidas durante o colonialismo para o continente de origem, a administração do museu escolheu reformar o museu,manter a exposição original e explicar aos visitantes o contexto histórico de obtenção da coleção - “So in Belgium, instead of given the art back, They gonna keep all of it, and then just tell all museum visitors that all of the art is stolen”1 disse o apresentador do programa de televisão estadunidense “The daily show with Trevor Noah” sobre a escolha do museu de Bruxelas.
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