
UM OLHAR CINEMATOGRÁFICO PARA A GEOMETRIA
2023; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36704/sapiens.v5i1.7462
ISSN2596-156X
AutoresSabrina Alves Boldrini Cabral, Lidyane de Paula Mencalha Mencalha, Afonso Zanirate Gonçalves Gonçalves,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo tem como objetivo destacar a importância da aprendizagem na construção do conhecimento humano, com ênfase na disciplina de Matemática, que é fundamental para formar cidadãos críticos e participativos na sociedade. O estudo em questão faz parte de um projeto de extensão universitária financiado pelo Programa de Apoio à Extensão Universitária da Universidade do Estado de Minas Gerais (PAEX/UEMG), intitulado "A Matemática no Cinema e a Geometria através das Lentes", cujo objetivo é (re) significar a aprendizagem de propriedades geométricas por meio da linguagem audiovisual como proposta metodológica de ensino. As atividades do projeto são desenvolvidas por meio de oficinas teóricas e práticas, nas quais são apresentados conceitos e propriedades geométricas que podem ser facilmente observados na prática. O projeto tem sido realizado com alunos do sexto e sétimo ano de uma escola pública no município de Espera Feliz/MG, com a colaboração dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UEMG/Carangola. Os resultados obtidos apontam que o uso do cinema como proposta educacional para o ensino de geometria contribui para o aprendizado significativo de suas propriedades e conceitos, além de colaborar para a formação do senso crítico dos alunos. Portanto, esse projeto se mostra como uma alternativa viável para melhorar a qualidade do ensino de matemática, com resultados positivos e promissores.
Referência(s)