
Prática pedagógica: Ação do professor para alunos surdos
2023; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 12; Issue: 7 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v12i7.42482
ISSN2525-3409
AutoresRosemary Meneses dos Santos, Dalva de Araujo Menezes, José Roberto Menezes dos Santos, Vanessa Carvalho da Silva França, Karla Adriana Batista de Jesus, Sílvia Maria de Oliveira Ribeiro,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoPropor procedimentos pedagógicos que despertem e construam uma aprendizagem significativa no âmbito escolar, em específico, na sala de aula, é uma questão que tem motivado pesquisadores a trazerem conhecimentos de como está acontecendo o dia a dia da classe com alunos Surdos no ensino regular e quão o ensino pode ser mais acessível com a realidade de aprender do aluno. O artigo tem como objetivo mostrar as práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizadas com alunos surdos de uma escola municipal de Tutóia-MA. A pesquisa foi um relato de experiências numa turma de 3º ano, vespertino, de forma descritiva, qualitativa, observações e a construção de um diário de bordo. Com os dados encontrados, a professora no começo apresentou muitas dificuldades, tendo que buscar ajuda dos professores de Libras atuantes na secretaria de educação do município. Contudo, esta foi orientada a fazer um curso sobre como utilizar materiais visuais e recursos reais, como jogos de encaixe, imagens, material de sucata (tampas, palitos, sementes) e desenhos feitos no quadro branco dos assuntos propostos, e outros materiais. Pode-se afirmar que, com a aquisição da professora de recursos didáticos para a sala de aula, o aluno começou a desenvolver habilidades de leitura, escrita, cálculos e outras competências necessárias para a sua autonomia pessoal e social.
Referência(s)