Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Resolver problemas por meio da recombinação de repertórios: efeitos da participação em um jogo de tabuleiro

2023; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31505/rbtcc.v25i1.1740

ISSN

1982-3541

Autores

Thaís Sousa Belo da Fonseca, Verônica Bender Haydu,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os jogos educativos podem ser usados para ensinar uma diversidade de repertórios comportamentais, o que indica a relevância de seu desenvolvimento e avaliação. O objetivo desse estudo foi avaliar se jogar uma versão adaptada do Resgarte aumenta a probabilidade de recombinação de repertórios durante resolução de problemas. Participaram do estudo 36 estudantes universitários. Um delineamento experimental intra-grupo com avaliação pré e pós-intervenção realizado com o jogo como variável independente. Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção. Vídeos das sessões de teste foram feitos e cinco juízes avaliaram a eficácia das resoluções apresentadas aos problemas. A maioria dos participantes (60,60%) apresentou aumento no número de problemas resolvidos após a intervenção e passou a recombinar mais repertórios na resolução de problemas (75,75%). Concluiu-se que a recombinação de repertórios pode ser ensinada por meio de arranjos de contingências em um jogo.

Referência(s)