
Resolver problemas por meio da recombinação de repertórios: efeitos da participação em um jogo de tabuleiro
2023; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.31505/rbtcc.v25i1.1740
ISSN1982-3541
AutoresThaís Sousa Belo da Fonseca, Verônica Bender Haydu,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoOs jogos educativos podem ser usados para ensinar uma diversidade de repertórios comportamentais, o que indica a relevância de seu desenvolvimento e avaliação. O objetivo desse estudo foi avaliar se jogar uma versão adaptada do Resgarte aumenta a probabilidade de recombinação de repertórios durante resolução de problemas. Participaram do estudo 36 estudantes universitários. Um delineamento experimental intra-grupo com avaliação pré e pós-intervenção realizado com o jogo como variável independente. Os participantes foram submetidos a testes de resolução de problema antes e depois da intervenção. Vídeos das sessões de teste foram feitos e cinco juízes avaliaram a eficácia das resoluções apresentadas aos problemas. A maioria dos participantes (60,60%) apresentou aumento no número de problemas resolvidos após a intervenção e passou a recombinar mais repertórios na resolução de problemas (75,75%). Concluiu-se que a recombinação de repertórios pode ser ensinada por meio de arranjos de contingências em um jogo.
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