Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Reforma do Ensino Médio e Teoria do Campital Humano: uma aproximação

2023; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22481/poliges.v4i1.12374

ISSN

2763-5716

Autores

Ana Beatriz Munarolo, Gabriel Franco Piovesana, Samuel Mendonça,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O estudo analisa a Reforma do Ensino Médio, instituída no Brasil pela Lei n° 13.415 após a conversão da Medida Provisória n° 746 durante o governo de Michel Temer, e sua relação com a Teoria do Capital Humano. O artigo assume como ponto de partida uma revisão de literatura realizada na Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a partir dos descritores Reforma do Ensino Médio, Liberalismo e Capital Humano, associada à análise documental da Lei n° 13.415 em paralelo a pesquisas que angariam a perspectiva da sociedade brasileira sobre a reforma. Problematiza-se a submissão de documentos educacionais brasileiros a teorias econômicas. A hipótese é de que a Teoria do Capital Humano dialoga com a esfera educacional para obter resultados econômicos. O panorama histórico da Teoria do Capital Humano foi crucial na comunhão entre as ciências econômicas e o potencial produtivo reservado à educação. Os resultados evidenciam que a reforma educacional brasileira tem sido palco da aplicação infundada de princípios mercadológicos liberais, marcadamente a flexibilidade, a produtividade e a eficiência, repercutindo alterações em ambas as formações estudantil e docente.

Referência(s)