
Representações Sociais da masculinidade no filme Jojo Rabbit
2022; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36942/iande.v6i1.419
ISSN2594-973X
AutoresJosé Vinicius Ribeiro de Campos,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo é fruto da disciplina de Práticas em Ciências e Humanidades do Bacharelado em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC (UFABC). Nele, o tema escolhido para ser debatido é da masculinidade e a crise pela qual esta vem passando nos últimos anos, fruto da ascensão nas sociedades ocidentais dos movimentos feminista e LGBTQIA+. Assim, a partir das discussões já produzidas sobre masculinidades nas áreas das Ciências Sociais, busco realizar uma análise do filme Jojo Rabbit (2019) - com auxílio da Teoria das Representações Sociais do psicólogo social Serge Moscovici -, tentando dar ênfase à tentativa de socialização em uma masculinidade hegemônica pela qual passa o protagonista e como este foi capaz, ao fim do filme, de produzir uma nova forma de ser homem e que foge ao padrão tradicional hegemônico.
Referência(s)