Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Degradação termo-oxidativa em blendas poliméricas de PEAD/EVOH/PE-g-AM aplicadas na indústria automotiva

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 8 Linguagem: Português

10.55905/oelv21n8-011

ISSN

1696-8352

Autores

Jardel Jackson de Oliveira Silva, Grazielle Rozendo Cerqueira, Carolina Liparelli Morelli, Kleber Gonçalves Bezerra Alves,

Tópico(s)

biodegradable polymer synthesis and properties

Resumo

No mercado automotivo atual existe uma busca constante pela redução das taxas de emissão de gases poluentes e o aumento da segurança veicular. Para atender a essas demandas o mercado tem investido constantemente no desenvolvimento de novos materiais. O aumento de 10% na massa do veículo resulta em uma redução de eficiência de 4,6% no consumo de combustível, o que, por sua vez, aumenta as emissões de gases poluentes. Nesse contexto, os materiais poliméricos se tornaram uma opção amplamente utilizada na construção de veículos últimos anos. No entanto, a degradação e a durabilidade são as principais limitações na aplicação de polímeros na indústria automotiva. Este trabalho tem como objetivo estudar o processo de degradação termo-oxidativa da blenda de PEAD, EVOH e PE-g-AM. Nesse estudo foram realizadas seis condições experimentais, totalizando 48 amostras, que por sua vez foram analisadas por meio das técnicas de caracterização: Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Índice de Fluidez (MFI) e Ensaios de Tração. A partir das análises, foi possível observar que o tempo de residência dentro da extrusora é o principal fator que contribui para a degradação da blenda, seguido pelo percentual de EVOH incorporado nas blendas. Quanto maior o tempo de residência e o percentual de EVOH, maior é a velocidade cinética da reação de degradação termo-oxidativa. Compreender a degradação termo-oxidativa contribui para um aumento significativo na qualidade e resistência mecânica dos tanques de combustível, reduzindo o risco de falhas catastróficas.

Referência(s)