Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliações externas: compreensão dos resultados e planejamento pedagógico em duas escolas de Sinop

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30681/reps.v12i2.10387

ISSN

2236-3165

Autores

Genivalda Batista de Lima dos Santos,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Neste artigo, buscamos investigar a relação dos dados da Prova Brasil com a organização do PPP de duas escolas de Sinop, Mato Grosso (uma estadual e outra municipal), e como esses resultados impactam na organização do planejamento pedagógico do professor na escola. Tecemos o texto com as concepções de pesquisa qualitativa de Augusto Nibaldo Triviños, de avaliação de Cipriano Luckesi, e da complexidade da avaliação de José Carlos Libâneo. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas primeiro semestre de 2021, com seis professores das duas escolas, coordenação e direção. Os resultados mostraram que os entrevistados apresentam conhecimento sobre as avaliações externas e sabem como ela impacta no planejamento das atividades.

Referência(s)
Altmetric
PlumX